O contexto social actual não deixa margem para dúvidas: as mulheres entraram em força no mercado de trabalho. Essa realidade tem consequências no dia-a-dia das famílias e, entre essas consequências, está a entrada do bebé na creche logo a partir dos três meses de idade.
A creche é sem dúvida uma opção com prós e contras. Uma coisa é certa, a creche é um espaço pensado para receber crianças, num ambiente cuidado e com profissionais treinadas para prestar o melhor apoio ao bebé. O papel dos pais também é importante nesta dinâmica, é importante que os pais confiem nas educadoras e passem para a criança a sensação de conforto, de acolhimento, de confiança. Por outras palavras, se você ficar muito ansiosa com a entrada do bebé na creche, esse estado de espírito vai influenciar a criança.
SIGA AS NOSSAS SUGESTÕES:
– Visite creches, muitas. Quanto mais perto da sua casa ou da casa de familiares próximos, melhor.
– Envolva o pai na escolha. Leve também o bebé para visitar a creche, antes do dia de entrada.
– Veja se os funcionários transmitem alegria.
– Veja se as crianças estão felizes e bem acompanhadas.
– Analise as infra-estruturas: espaços para os bebés, local das refeições, higiene, ruído, etc.
A “separação” será difícil mas não faça disso um drama. Encare a entrada na creche como uma solução natural e um local onde o seu bebé será bem tratado e feliz. Comunique também essa decisão ao pediatra, ele certamente terá bons conselhos para si!