Conheça alguns dos diferentes métodos para aliviar a dor durante o trabalho de parto.
As contrações dolorosas e regulares são necessárias para dar início ao trabalho de parto. A dor no parto pode ser aliviada com recurso a métodos não farmacológicos e métodos farmacológicos. A equipa de saúde hospitalar presta o apoio necessário à mãe durante o trabalho de parto.

1 – Tenha perto de si alguém da sua confiança
Estudos comprovam que a dor é menos intensa quando a mãe tem alguém ao seu lado que a reconhece. Os protocolos hospitalares são variados, mas em princípio há a possibilidade da presença de um acompanhante durante o trabalho de parto.

2 – Aplique frio e calor
Em momentos-chave do trabalho de parto é recomendado aplicar calor mediante um banho ou duche. As compressas quentes também ajudam a ultrapassar a dor. O frio pode ser refrescante, aplicado no rosto com compressas frias.

3 – Use o movimento e o repouso em seu favor
O movimento e o repouso devem ser alternados para que possa gerir a dor e procurar a posição mais confortável. Estar ativa e consciente da necessidade de movimentar o corpo é a chave para gerir a dor, aceitá-la e usá-la em seu proveito.

4 – Massaje a zona lombar
A massagem na zona lombar durante o trabalho de parto e o recurso a uma bola de parto são outros recursos alternativos. Os cursos de preparação para o parto incluem ensinamentos de técnicas específicas para aplicar nos momentos-chave.

5 – Privilegie o ambiente
Os ambientes hospitalares, muitas vezes, não favorecem as melhores condições para o trabalho de parto. No entanto pode tentar criar condições no local onde estiver, para que o ambiente tenha pouca luz, seja aconchegante, silencioso e isolado ou recolhido.

6 – Se sentir mais segurança, peça a epidural
Se desejar, poderá pedir uma analgesia. A anestesia epidural é eficaz para o alívio da dor no trabalho de parto. É induzida pela injeção de agentes locais no espaço epidural lombar. Durante o trabalho de parto terá todo o suporte da equipa médica e de enfermagem de saúde materna. Procure a segurança e o apoio dos profissionais de saúde.