Tudo é novidade

O corpo na gravidez está em constante transformação. Saiba como gerir as alterações e evitar incómodos.

 

AZIA

O que é: É um sintoma muito comum no início da gravidez devido à ação das hormonas. O aumento do útero contribui para que haja o refluxo dos ácidos do estômago para o esófago, o que causa um ardor no externo muito desagradável.

Cuidados a ter: Evite alimentos de difícil digestão. Coma amiúde. Não coma imediatamente antes de se deitar. Durma com mais do que uma almofada para ter o tronco mais elevado.

 

ENJOOS

O que acontece: São mais frequentes no primeiro trimestre da gravidez. Os enjoos podem estar surgir associados a vómitos.
O que deve evitar: Evite estar próximo de determinados cheiros que possam deixá-la nauseada. Antes de se levantar, coma uma bolacha de água e sal. Permaneça na cama aproximadamente dez minutos e só depois levante-se.

 

PRISÃO DE VENTRE

Porque ocorre: A progesterona é a hormona responsável por produzir o relaxamento muscular, levando a que os músculos do intestino se tornem mais lentos e menos eficazes. O crescimento do bebé também faz compressão do intestino grosso na pélvis.
Cuidados a ter: Beba muita água. Faça exercício físico. Caminhe. Pratique uma alimentação saudável e rica em fibras, em especial cereais, frutas, vegetais e legumes.

 

HEMORROIDAS

O que são: São vasos sanguíneos dilatados e salientes no canal do reto. A sua dilatação resulta da pressão crescente do útero. Podem causar prurido, dor e sangramento durante a passagem das fezes.
Cuidados a ter: Mantenha uma alimentação rica em fibras para que as fezes tenham consistência mais mole e seja mais fácil evacuar. Utilize um bidé e banhos de assento para higienizar essa região e evitar irritação da pele.

 

DOR LOMBAR

Porque acontece: A estrutura do corpo altera-se face às transformações anatómicas que ocorrem durante a gravidez. É normal sentir um maior desconforto na coluna lombar sobretudo no final da gravidez.
Como deve agir: Use um calçado confortável. Sente-se em cadeiras que promovam o apoio lombar. Evite levantar pesos. Tenha cuidado com a postura no dia-a-dia.

 

EDEMAS OU INCHAÇOS

Em que consistem: Na gravidez o corpo tem uma maior tendência para reter água, sobretudo no último trimestre. As mãos e os pés podem ficar mais inchados. A circulação sanguínea faz-se com mais dificuldade.
Como atuar: Aumente a circulação sanguínea do corpo. Movimente as articulações. Caminhe. Não permaneça na mesma posição por períodos prolongados. No fim do dia inverta a posição das pernas para facilitar o retorno sanguíneo. Beba muitos líquidos.

 

VARIZES

O que são: No final da gravidez, o sangue das veias das pernas circula com maior dificuldade. Esta condição pode levar ao aparecimento de varizes.
Cuidados a ter: Deve manter as pernas em movimento. As meias de compressão podem ser uma boa opção. Continue a descansar com as pernas elevadas.

 

CÃIMBRAS

O que acontece: São contrações involuntárias nos músculos que provocam dor e dificuldade. É comum o seu aparecimento no fim da gravidez, sobretudo à noite durante o sono.
O que deve fazer: As cãibras na gravidez são de causa desconhecida. Comunique ao seu médico obstetra.