Depois de ele ter provado os novos alimentos (levando os alimentos com a sua própria mão à boca), começa a fase 2: começar a usar uma colher. As primeiras refeições requerem aprendizagem por parte do bebé e por parte da mamã / papá. O seu bebé tem de ser habituar a novos sabores, e a movimentos de boca / língua distintos.

Sente-o ao seu colo ou numa cadeirinha e com uma colher própria para bebés, coloque uma pequena porção de comida entre os lábios de seu bebé. Não empurre, pois ele pode engasgar-se. Lembre-se que ele não está habituado a fazer os movimentos correctos com a língua que permitam engolir de forma adequada. Não se preocupe se ele deitar fora a comida; em breve aprenderá a comer à colher. Uma pequena quantidade ficar-lhe-á na boca e pode voltar a tentar dar-lhe a que ele rejeitou. Dê-lhe muita atenção e carinho, brinque com ele, e respeite o seu ritmo. Lembre-se que ele tem de aprender a engolir o alimento que naquele momento tem entre os lábios. Não se preocupe que acabe com a cara lambuzada, está a descobrir novas sensações e irá deixá-la tentar outra vez se estiver a divertir-se.

Os melhores alimentos para esta fase inicial são os mais semelhantes ao leite materno no que diz respeito à consistência. Ou seja, devem ser muito fluidos, pois ele vai engolir quantidades ainda muito pequenas. Quando ele começar a aprender a engolir, e a colocar quantidade maiores de alimento na boca, deverá aumentar a consistência até chegar a uma puré mais grosso.

O bebé nunca deve ser forçado a comer, pois cada criança tem o seu ritmo e pode haver recusa de algum alimento, pois são sabores novos, e alguns bebés necessitam provar 8 – 10 vezes o mesmo alimento para começar a aceitar aquele novo sabor. O leite materno continua a ser imprescindível e os novos alimentos têm como função completá-lo e não substitui-lo. Assim, sendo, mantenha algumas mamadas, e nos intervalos retire o seu leite e conserve-o (quanto mais estimular a produção de leite, mais produzirá). Este leite retirado pode inclusive ser usado na preparação das papas, em detrimento do leite de fórmula – tornando esta papa ainda mais rica.