Bebés – Sinais de alarme

Quais são os principais sinais de alarme em bebés pequenos?

Ao nascimento, o sistema imunitário é ainda bastante imaturo e vai-se desenvolvendo progressivamente à medida que o bebé cresce. Por esse motivo, há 2 períodos importantes de realçar em termos da capacidade de defesa do organismo:

  • 1º mês

Esta é, sem dúvida, a altura em que os bebés estão mais vulneráveis e que têm menos capacidade de se proteger dos microrganismos que existem no meio ambiente. Por esse motivo, é a altura em que estão mais suscetíveis de apanhar infeções e outras situações potencialmente mais graves.

  • Até aos 3 meses

Apesar de o primeiro mês ser a altura mais “crítica”, até aos 3 meses o sistema imunitário está ainda muito imaturo, pelo que é um período que apresenta grande vulnerabilidade e que deve ser considerado também como de maior risco para algumas infeções.

Assim, tendo em conta que os primeiros 3 meses exigem um cuidado especial, os principais sinais de alarme a ter em atenção nesse período são os seguintes:

  • Febre

Apesar de a febre ser um mecanismo de defesa do organismo, se estiver presente deve-se pensar que a sua principal causa será, provavelmente, uma infeção. Como até aos 3 meses a capacidade de defesa dos bebés é ainda bastante reduzida, a febre até essa idade implica sempre uma observação médica.

  • Recusa em comer

Qualquer bebé que recuse a alimentação, até prova em contrário está doente. Habitualmente isso é algo que preocupa naturalmente as mães e os pais, pelo que acaba por lhes chamar a atenção e motivar (acertadamente) uma observação médica também.

  • Vómitos repetidos

É perfeitamente normal os bebés bolçarem, mesmo que o façam em todas as mamadas. Podem também vomitar ocasionalmente (o que distingue bolçar de vomitar é apenas a “força” com que o leite sai da boca, que nos vómitos é em jato e no bolçar habitualmente escorre pela pele), mas não é habitual que o façam de forma repetida. Assim, é um sinal de alarme se um bebé vomitar em jato em 3-4 mamadas seguidas.

  • Irritabilidade/prostração

O estado geral dos bebés é o melhor indicador do seu bem-estar. Assim, se um bebé apresentar irritabilidade, com um choro constante e inconsolável deve ser observado, bem como se se apresentar prostrado, sem reagir a estímulos quando está acordado.

  • Gemido

O gemido é um barulho expiratório, como se fosse um “queixume”. Pode surgir em situações de alguma dificuldade respiratória, mas também nos casos em que o estado geral do bebé não é bom.

Posto isto, gostaria apenas de reforçar que a presença de qualquer um destes sinais de alarme até aos 3 meses de idade implica observação médica urgente. Pode não ter nenhum significado em particular, mas é sensato que se faça uma avaliação cuidada do caso.

Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra e autor do site Pediatria para Todos

Data de publicação 2024

Leia também – Os primeiros 1000 dias do bebé