O seu bebé vai começar a comer sopa! E isso significa que vai ter que a confeccionar. Para muitas mães / pais, esta fase pode ser um pouco complicada, pois a sua relação com a cozinha sempre foi de alguma distância, ou de muita curta duração. Mas a verdade é que as sopas caseiras são as melhores para o seu bebé. Por isso vamos lá a arregaçar as mangas e começar! Nós vamos ajudá-lo(a) a cozinhar o primeiro puré de legumes.

 

1ª FASE: A ESCOLHA DOS INGREDIENTES

Inicialmente, aconselhamos o uso de legumes biológicos para evitar pesticidas e outros conservantes, e é fundamental escolher sempre legumes o mais frescos possível. No entanto, caso não seja possível adquirir legumes biológicos, a alternativa recomendada é optar por comprá-los em pequenas superfícies. Por outro lado, nas grandes superfícies, deve-se ter em mente que os legumes são frequentemente comprados em grandes quantidades e conservados por longos períodos em arcas frigoríficas, o que pode resultar na perda de parte da sua riqueza nutricional.

 

2ª FASE: A ESCOLHA DOS UTENSÍLIOS

A nossa escolha vai para o inox, devendo evitar cozinhar com recipientes de plástico ou de alumínio. Pode usar panela de pressão, ou uma panela normal. Pode ainda usar equipamentos que permitem a confecção dos alimentos, desde que o interior (a parte que contacta com o alimento) seja de inox.

 

3ª FASE: A PREPARAÇÃO DOS INGREDIENTES

Aquando da preparação deve: retirar as folhas de fora ou descascar; lavar em água corrente ou colocar num recipiente numa solução de água com vinagre. E voltar a lavar em água corrente.
Agora resta cortar os legumes em pedaços pequenos (para saber as quantidades, pode experimentar algumas destas receitas).

 

4ª FASE: A CONFECÇÃO PROPRIAMENTE DITA

Após ter os legumes lavados e cortados em pedaços pequenos, coloque-os na panela e adicione água até cobrir metade dos mesmos. Em seguida, coza-os com a tampa fechada até que fiquem tenros – pode verificar a textura espetando um garfo nos legumes, que deverão desfazer-se ou permitir que o garfo os atravesse com facilidade. Para acelerar o processo de cozedura, considere usar uma panela de pressão, mas lembre-se de seguir as instruções de utilização do utensílio.

Posteriormente, chegou o momento de triturar os legumes com uma varinha mágica. Antes de começar, retire a panela do lume e, com cuidado, utilize a varinha mágica sobre os legumes, evitando levantá-la demais para não salpicar e evitar possíveis queimaduras ou sujar a área de trabalho. Além disso, se desejar introduzir o seu bebé a diferentes texturas, opte por usar um passe-vite para obter um puré menos homogéneo.

Finalmente, após passar a sopa, se verificar que a consistência está muito grossa, adicione água até alcançar a textura desejada. Lembre-se de não adicionar sal, pois o paladar dos bebés difere do dos adultos. Ao servir, acrescente um pouco de azeite de primeira pressão a frio, tendo o cuidado de verificar a temperatura para não queimar a boca do bebé.


No final do processo de preparação do puré de legumes, é importante considerar a evolução da consistência das refeições do seu bebé. À medida que ele cresce, as necessidades alimentares mudam. Para mais informações sobre como adaptar a consistência das refeições à medida que o seu bebé se desenvolve, consulte o nosso artigo sobre a Evolução da Consistência das Refeições