Quando chegar a altura, o seu pediatra / médico assistente, dar-lhe-á a indicação para iniciar a sopa ou puré de legumes. A maior parte dos profissionais que acompanham os bebés durante esta fase da vida, têm a sua opinião relativamente aos primeiros legumes que farão parte desta sopa, deverá por isso respeitar a sua opinião.

Para quem não tiver um aconselhamento personalizado, a nossa sugestão vai para iniciar com único ingrediente e depois progredir para as várias misturas. Desta forma, descobre mais facilmente quais os alimentos que o seu bebé tolera ou tem tendência para reagir.

A abóbora e a cenoura são dois legumes óptimos para começar, pois são naturalmente mais doces. O bebé, ao sentir um sabor doce, aceita mais facilmente. A batata ou a batata-doce, estão também entre os eleitos para estas primeiras sopas. Outros legumes permitidos nesta fase são a courgette e a cebola.

Para esta primeira sopa, use os legumes frescos e de preferência biológicos. Poderá usar apenas 1, 2 ou 3 ingredientes (como por exemplo batata, cenoura e cebola). Coza apenas uma pequena quantidade, e com pouca água. No final, triture os legumes de forma homogénea, e caso seja necessário acrescente água, de forma a obter a consistência desejada. Não coloque sal. Não faça as coisas de acordo com o seu gosto. O gosto dos bebés é diferente do seu. Na altura de servir coloque um pouco de azeite de 1ª pressão a frio. Para mais informação, consulte o artigo “Como cozinhar o 1º puré de legumes”.

 

Lembre-se que numa 1ª fase, o seu bebé poderá apenas comer 2 – 3 colheres, recusando o resto, tenha por o leite pronto para completar a refeição. Caso o bebé recuse o resto da sopa, não conserve a sopa que colocou no prato. Mas poderá conservar a sopa que não chegou a ser servida para o prato. Nós costumamos recomendar que não conserve uma sopa que contenha batata ou batata-doce (porque depois de cozinhada, a batata tende a formar compostos menos bons, com o passar do tempo). Assim sendo, a sopa com batata deverá ser consumida na própria refeição, e não ser conservada.