As birras são um dos principais motivos de pedido de ajuda ao pediatra. Saiba como ajudar a criança a ultrapassar as suas inseguranças.

O bebé começa a fazer birras por volta dos 18 meses. As birras são uma preocupação frequente dos pais até aproximadamente aos três anos da criança. De acordo com os pediatras, por volta destas idades as crianças ficam deslumbradas com o seu “poder” e a sua capacidade de “manipular”. É nesta fase que a criança aprende pela primeira vez o conceito de independência, e por isso mesmo necessita do apoio e acompanhamento dos pais.

O que motiva as birras

A criança faz birra quando passa a ter a perceção de ambivalência: do sim e do não, do que quer ou não quer fazer, do bom e do mau.
Embora as birras possam não ter um motivo aparente para os adultos, elas têm um sentido muito especial para a criança e adquirem uma elevada dimensão no universo infantil.
Os momentos de birras são parte integrante do crescimento da criança. As birras são um comportamento intimamente relacionado com a construção da sua personalidade.
A birra é uma chamada de atenção por parte da criança para pedir ajuda. Daí a importância de os pais participarem ativamente neste processo de crescimento da criança.

O que deve fazer perante uma birra:

• Converse com a criança num ambiente tranquilo e privado, sem o olhar dos outros.
• Quando diz “não” à criança, deve manter a sua palavra.
• Ignore o choro persistente e sem razão aparente.
• Estabeleça regras para que ela compreenda os limites que deve respeitar.
• Dê atenção à criança para a tornar mais confiante e apta para lidar com a sua insegurança.
• Dê-lhe espaço para que fique mais calma e consiga reorganizar as suas ideias.
• Converse com o pediatra para uma orientação mais particular.