É mesmo verdade

Conheça os principais sintomas durante a gravidez que não deve ignorar, assegurando que recebe o acompanhamento médico adequado a cada situação.
Se está grávida e apresenta qualquer uma das condições seguintes, deve contactar o seu médico obstetra ou dirigir-se ao hospital:

Perda de sangue
Se ocorrer perda de sangue vivo por via vaginal, em qualquer momento da gravidez, de forma leve ou intensa. Deve contactar o seu médico, mesmo no caso de perder apenas vestígios de sangue e de não ter dor associada.

Ausência de movimentos fetais
Se deixar de sentir os movimentos do bebé ou sentir com intensidade inferior. Aproximadamente a partir das 22 semanas de gestação é possível sentir os movimentos fetais pelo menos dez vezes no período de uma hora desde que acorda pela manhã.

Perda de líquido amniótico de cor amarela ou verde
Se ocorre perda de líquido amniótico, de forma ligeira ou abundante. Isto acontece quando há uma rutura da bolsa de águas ou das membranas que envolvem o feto no útero em líquido amniótico. Quando a perda de líquido é mínima, a grávida pode ter dúvidas se é líquido amniótico ou urina. Em caso de dúvida, é recomendado aconselhar-se com o seu obstetra, já que pode ser mais prudente ser observada.

Visão turva e dores de cabeça fortes
Se tem visão turva, dores de cabeça fortes, já que são sintomas que podem estar relacionados com a subida da tensão arterial. Estes sintomas podem aparecer combinados ou isolados, e o mais seguro é solicitar o apoio do seu médico.

Inchaço da face, mãos e membros inferiores e aumento de peso repentino
Em caso de edema (inchaço) na face, mãos e membros inferiores, acompanhados de outros sintomas como aumento de peso repentino e dor de cabeça e visão turva. Estes sintomas podem estar relacionados com complicações na gravidez. Quanto mais precoce for a observação, mais possibilidades existem de dar resposta eficaz e atempada.

Dor gástrica ou abdominal intensa
Caso sinta uma aumento da pressão na parte inferior do abdómen e bacia. É normal ter a sensação de peso no baixo-ventre, mas deve contactar o seu médico quando tem dores abdominais fortes.

Convulsões
Se sentir uma contração violenta, involuntária e repetida dos músculos. Contacte o seu médico obstetra ou dirija-se ao hospital de imediato para que possa ser observada.

Em caso de queda
A queda pode não um sinal de risco para a gravidez, já que o bebé está protegido no útero em líquido amniótico. Contudo, é sempre recomendável informar o seu obstetra sobre uma eventual queda no próprio dia da sua ocorrência.