Vacinas na gravidez
A gravidez é um período mágico, no qual a mãe consegue influenciar diretamente não só a sua saúde, como também a do bebé que se está a desenvolver. Por esse motivo, é fundamental ter um estilo de vida saudável e fazer boas escolhas diariamente. E, dentro dessas boas escolhas, é importante seguir as recomendações da Direção-Geral de Saúde relativamente à administração de vacinas durante a gravidez, pois servem para proteger a mãe, mas também o bebé nos primeiros meses após o nascimento. Assim, as vacinas recomendadas são as seguintes:
- Tosse convulsa
A tosse convulsa é uma infecção respiratória, cuja frequência tem aumentado de forma significativa em Portugal nos últimos anos. De um modo geral, não provoca grandes complicações aos adultos, mas pode ser muito grave em bebés pequenos, uma vez que as suas capacidades de defesa são ainda limitadas. E é por esse motivo que faz sentido que todas as grávidas, entre as 20-36 semanas de gestação (idealmente entre as 20 e as 32 semanas), sejam vacinadas contra esta doença. A vacinação dos bebés contra a tosse convulsa, incluída no Programa Nacional de Vacinação, inicia-se pelos 2 meses de idade e o esquema inicial só fica concluído aos 6 meses (necessitando de um reforço aos 18 meses e outro aos 5 anos), pelo que é fundamental reforçar a protecção nos primeiros meses de vida.
- Gripe
A vacina contra a gripe não pode ser administrada antes dos 6 meses de idade, pelo que a vacinação das grávidas permite a proteção passiva contra esta doença. Segundo as recomendações nacionais, pode pode ser administrada em qualquer altura durante a gravidez e funciona da mesma forma que a vacina descrita anteriormente.
- COVID-19
A vacinação contra a COVID-19 está atualmente recomendada a grávidas, a partir das 21 semanas de gestação. Está recomendado que seja administrada apenas após a realização da ecografia morfológica e não existe idade gestacional limite para o início da vacinação. Permite proteger a grávida e também os bebés pequenos contra esta infeção.
Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra e autor do site Pediatria para Todos
Data de publicação 2023